PontoLAB – Uma proposta do Ponto de Cultura Flor do Trovão
O Ponto de Cultura Flor do Trovão é o empreendimento a proposta PontoLAB - Laboratório de Produção/Curso Técnico em Produção de Culturais Eventos.
Por Gelson Vieira
12/03/2021 22:02
Foto 1

O Ponto de Cultura Flor do Trovão está a desenvolver a proposta PontoLAB - Laboratório de Produção/Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais. O Projeto visa estimular a profissionalização do setor cultural do Oeste baiano, considerando a importância e a necessidade de se unir a prática com a teoria. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O PontoLAB - Laboratório de Produção/Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais desenvolverá quatro imersões no campo da cadeia produtiva da cultura, com turmas híbridas (online e práticas presenciais), durante o ano de 2021.

sendo elas:

• Técnica - Sonorização de shows e eventos. • Técnica – Iluminação – Shows e eventos. • Artes Cênicas – Dramaturgias expandidas e intersecções dentre outras linguagens. • Produção na Música • Produção nas Artes Cênicas

Para cada imersão serão disponibilizadas 60 vagas, com o investimento de 20 reais (vinte reais) para cada inscrição. O projeto ainda prevê um Plano de distribuição e democratização que amplia o acesso aos cursos e reverbera ainda mais o impacto. Neste sentido, para cada imersão, serão disponibilizadas: 20% das vagas para entidades que desenvolvem trabalhos no campo da cultura; 10% das vagas de forma gratuita para LGBTQIA+.

Por se tratar de uma formação na modalidade hibrida, caso o beneficiário não tenha a estrutura adequada (internet / computador) para a fruição do curso, disponibilizaremos estrutura no Ponto de Cultura Flor do Trovão para que o público beneficiário participe das aulas online.

Os encontros práticos serão desenvolvidos no Teatro SESC Barreiras, através de parceria. Durante o processo formativo serão seguidos todos os protocolos de segurança. E, para que os participantes do PontoLAB possam abrir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ na condição de Micro Empreendedor Individual – MEI, estes serão encaminhados para o SEBRAE.

COMO FAZER INSCRIÇÃO

Converse conosco através do e.mail: pontolab.barreiras@gmail.com ou acesse o pontolab_ no instagram. Seja bem vind@.

QUEM SOMOS

O Ponto de Cultura Flor do Trovão, desde 2016, desenvolve encontros e cursos em diversas linguagens artísticas. O impacto positivo gerado a partir da presença do Ponto de Cultura na cidade de Barreiras é de valor incomensurável. Porém, a cada ano, as demandas dentro do campo cultural aumentam, e nelas encontramos desafio crescente no que tange a profissionalização dos agentes e atores do fazer cultural da cidade de Barreiras e região.

Durante esses anos de caminhada, aprendemos que apesar dos fazedores de cultura circularem de forma dinâmica pelo mercado estes são desafiados no dia a dia pela ausência de políticas públicas do setor cultural principalmente no interior da Bahia. Portanto, cabe aos artistas se lançarem no mundo da formação. Pois, o outro lado da cena é constituído de ações administrativas ao propor a exibição de um espetáculo. Inserir-se profissionalmente no mundo das artes é driblar incertezas. Por isso, o projeto PontoLAB é uma oportunidade inicial para a superação das dificuldades.

O mercado exige qualificação em diversas áreas do conhecimento, profissionalização e apropriação de ferramentas para a produção do fazer cultural. A relação da cultura com o desenvolvimento da sociedade é fator de múltiplos estudos. Mas, pouco se analisa sobre a formação do profissional enquanto mediador dessa cadeia produtiva.

Apesar do momento de "paralisação" do campo cultural, devido o contexto pandêmico, o mercado cultural é um dos segmentos econômicos que mais cresce no mundo atualmente. E, além disso, é um dos segmentos que mais revigora, reinventa e se amplia a cada dia. Neste sentido, o presente projeto visa um olhar sobre o processo de profissionalização do setor cultural no macro território Oeste da Bahia, considerando a importância e a necessidade de se unir a prática com a teoria. No sentido de favorecer e dinamizar a cadeia produtiva da cultura na cidade de Barreiras e região, contemplando as exigências do mercado atual. Assim sendo, objetivamos consolidar um mercado mais qualificado, fortalecer o ecossistema da cultura no Território de Identidade da Bacia do Rio Grande.

Rua Severino Vieira, 221, Sala 107, Centro, Barreiras-BA. CEP: 47.800-046.
A ONG Dignivida é uma associação sem fins lucrativos e está inscrita no CNPJ sob o número 03.369.254/0001-70.
Copyright © Dignivida. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Mantido por Bit101 - Laboratório de Software.