Não se cale, FAÇA BONITO!
Combata o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Por Nosleg
19/05/2022 23:55
Foto 1

A Campanha “Faça Bonito” é uma homenagem à memória de Araceli Crespo, que foi cruelmente morta com apenas oito anos, no dia 18 de maio em 1973. A menina morava no Espírito Santo e os assassinos nunca foram punidos. O Centro Social e Educacional Catavento vem desenvolvendo atividades socioeducacionais com as crianças e adolescentes e seus familiares no contexto da Campanha “Faça Bonito” e da Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente – SEMANECA com foco no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E, neste dezoito de maio de 2022, as Unidades I e II participaram de uma caminhada promovida pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A caminhada preventiva é parte da campanha “Faça Bonito”. Assim, os socioeducandos das unidades Catavento acompanhados pela equipe de educadores/as, coordenação de cada unidade Catavento e coordenadora geral, se reuniram em frente à Câmara de Vereadores juntamente com as equipes da Secretaria de Assistência Social de Barreiras e, em seguida percorreram parte da BR 242 até o Banco do Nordeste. As crianças e adolescentes empunhavam uma faixa com a seguinte frase: “MobilizAÇÃO contra a exploração sexual de crianças e adolescentes” bem como cartazes e a flor que é o símbolo da campanha que representa a fragilidade dos meninos / meninas, no sentido de chamar a atenção de todos para que cuidem com cuidado as crianças e adolescentes.

Foto 2

Enquanto isso, a Unidade Catavento 4, bairro Santa Luzia, comemorou, internamente este dia, contando a história da pequena Araceli Crespo e, realizando atividades lúdicas entre elas o “Semáforo do toque”. Uma maneira de deixar claro para as crianças e adolescentes quais as partes do corpo que não podem ser tocadas por terceiros, ou seja, aquelas atitudes que atentam contra o espaço individual e a privacidade de crianças e adolescentes. Outra atividade em comemoração à campanha “Faça Bonito” está sendo organizada pelo Centro de Referência de Assistencia Social – CRAS 5. A programação acontecerá na “Estação Cidadania” localizado na Cascalheira nesta sexta-feira (20) com a participação do Catavento 3 / Cascalheira e de escolas municipais. Estão previstas a exibição de vídeos que tratam sobre a prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, jogos, brincadeiras, teatro e utilização de aparelhos a exemplo de pula – pula.
A ação do Catavento em instruir o que vem a ser o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a importância de conhecerem o que é o abuso e a exploração sexual e, formas de se defenderem de ataques, e de participarem de intervenções sociais, a exemplo da caminhada neste dia 18 de maio dialoga positivamente com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no que diz respeito à PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO: Garantir direitos de crianças e adolescentes pressupõe garantir o seu direito à participação ativa. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 15, afirma: A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. VIVA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Rua Severino Vieira, 221, Sala 107, Centro, Barreiras-BA. CEP: 47.800-046.
A ONG Dignivida é uma associação sem fins lucrativos e está inscrita no CNPJ sob o número 03.369.254/0001-70.
Copyright © Dignivida. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Mantido por Bit101 - Laboratório de Software.