III Encontro de Formação e Planejamento e I Mostra de Práticas Pedagógicas
Durante uma semana, conhecimentos e experiências de sucesso em prol dos direitos das crianças e adolescentes, foram compartilhados nesse encontro promovido pelo Centro Social e Educacional Catavento.
Por Ana Maria Göelzer e Gelson Vieira
21/02/2020 21:02

O Centro Social e Educacional Catavento realizou entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2020, o III Encontro de Formação e Planejamento e a I Mostra de Práticas Pedagógicas: Relatos de Experiência das unidades do Catavento.

Entre os temas abordados destacamos: Resiliência e Vulnerabilidade Social, palestra ministrada pela psicóloga Samantha Gadêlha; Reflexões Acerca da Educação Social e Práticas da Educação Social pelo pedagogo Gelson Vieira; Trabalho Social abordado pela assistente social Jaqueline Mascarenhas; A nutricionista Gervana Alves discorreu sobre a importância da higienização dos alimentos, e como aproveitar talos e folhas de hortaliças como também cascas de legumes e frutas. A publicitária Ana Maria Göelzer falou sobre as Mídias Sociais da Dignivida, mantenedora do Centro Social e Educacional Catavento.

Foto 4

No transcurso do encontro de formação e planejamento, os (as) socioeducadores (as) foram agraciados (as) com Oficinas de Matemática e Letramento ministradas pelas socioeducadoras Michele Aparecida dos Santos, Maria Taciane dos Santos e Elizete Oliveira dos Reis. Na oportunidade, os participantes das oficinas exercitaram novas maneiras de se trabalhar com letramento matemático e português que brevemente contribuirão para o desenvolvimento das crianças e adolescentes do Catavento.

Foto 8

A primeira Mostra de Práticas Pedagógicas foi destaque no contexto do III Encontro de Formação e Planejamento do Catavento. As equipes constituídas por socioeducadoras das unidades III, IV, V e VI coordenaram de forma criativa e compartilharam conhecimentos e experiências de sucesso que tiveram durante os Percursos Socioeducativos realizados ao longo do ano de 2019.

Foto 9

Pensando na melhoria do atendimento das famílias que são beneficiadas pelo serviço do Catavento, o programador Rubem Oliveira desenvolveu um software para as matriculas das crianças e adolescentes, emissão de relatórios a partir de informações colhidas sobre as crianças e adolescentes e as condições sociais das famílias dos socioeducandos. Essas informações qualificará a gestão dos processos socioeducacionais e administrativos de cada Unidade Catavento.

O III Encontro de Formação e Planejamento do Centro Social e educacional Catavento foi avaliado positivamente pelos socioeducadores e socioeducadoras, coordenação, técnicos e convidados. Assim, preparados e preparadas o Catavento segue sua trajetória em prol dos direitos das crianças e adolescentes. Um trabalho que beneficia a sociedade barreirense desde o ano de 1991.

Rua Severino Vieira, 221, Sala 107, Centro, Barreiras-BA. CEP: 47.800-046.
A ONG Dignivida é uma associação sem fins lucrativos e está inscrita no CNPJ sob o número 03.369.254/0001-70.
Copyright © Dignivida. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Mantido por Bit101 - Laboratório de Software.