HOJE É DIA DE CRIANÇAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“Um homem somente brinca quando ele é humano no sentido amplo da palavra, e ele somente é humano no sentido amplo da palavra quando ele brinca.” Friedrich Schiller
Por Gelson Vieira
12/10/2019 20:30
Foto 4
Neste mês de outubro as seis unidades do Centro Social e Educacional Catavento executam o tema: Território do Brincar e o subtema: Reinventar o Criado. Trata-se de reconhecer o direito de brincar e de divertir das crianças e dos adolescentes conforme preceitua a Constituição Federal artigo 227, Estatuto da Criança e do Adolescente artigo 4º sobre o direito ao lazer e o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
Foto 1

A brincadeira é parte do desenvolvimento das crianças. Através do brincar o menino, a menina aprende, experimenta um mundo de possibilidades, relações sociais. Ao brincar a criança constrói sua autonomia de ação e organiza emoções. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, exercita habilidades físicas ao correr, pular e aprende a ganhar e perder. Deste modo, o brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece os princípios do compartilhar, cooperar, liderar, competir e respeitar as regras. O jogo é uma forma da criança e do adolescente se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o ato de brincar e jogar passam a serem linguagem e processo sócio educativo para crianças e adolescentes. Por isso, o brincar ultrapassa os limites do entretenimento.

Foto 7
A programação do Centro Social e Educacional Catavento para o mês de outubro abrange diversas atividades que contemplam vários grupos etários a partir de ações recreativas e transversalmente são trabalhados processos de letramento e numeramento. A exibição do filme Território do Brincar, que foi gentilmente cedido pelo “Programa Território do Brincar” (https://territoriodobrincar.com.br/) objetiva refletir sobre a criatividade das crianças. Pois, os brinquedos e as brincadeiras que o filme aborda não estavam prontos. Pois, as crianças transformavam mentalmente as coisas em brinquedos e davam a estes, vida e sentido através das brincadeiras. Criavam a partir do mundo das ideias um universo de saberes e fazeres que não fossem descolados da realidade familiar ou dos grupos sociais com os quais se relacionavam diariamente. Para os socioeducadores o filme é subsidio para que possam provocar nas crianças a capacidade criativa e que são capazes de se libertarem do determinismo, das coisas prontas e criarem seus próprios brinquedos e, consequentemente as brincadeiras um mundo de possibilidades. Em outra categoria de abordagem do Território do Brincar, desta feita com o público acima de 12 anos de idade, os socioeducadores e socioeducadoras procurarão aprofundar a importância de resignificar aquilo que foi criado e como dar outro sentido ao brinquedo e consequentemente às brincadeiras. Desse modo, o filme em questão proporcionará atividades que terão como produto a própria leitura do texto fílmico, desenhos, pinturas, textos verbais e escritos. Em suma: posicionamento crítico diante a realidade.

Seguindo a linha do criar e representar o ator Daniel Fetter e a atriz Valquíria Cardoso visitaram no dia 3 de outubro o Centro Social e Educacional Catavento / Santa Luzia e por lá contaram histórias que proporcionou às crianças e adolescentes viajarem pelas palavras e imagens delas decorrentes. Foi uma tarde surpreendente e prazerosa para artistas, socioeducandos e socioeducadoras. Os artistas são componentes da Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê de Porto Alegre, que estiveram em Barreiras BA através do projeto SESC de artes cênicas Palco Giratório. Uma ação artística, cultural e educativa que é realizada há 22 anos.

Foto 2
O SESC Unidade Barreiras oportunizou banho de piscina no dia 6 de outubro aos sócioeducandos da Unidade Catavento / Conjunto Habitacional Rio Grande. No dia 8 de outubro, as crianças e adolescentes do Catavento do bairro Ribeirão foi responsável pela Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida. O Corpo de Bombeiros proporcionou, no dia 09, aos socioeducandos das Unidades Catavento da Vila Brasil, Cascalheira e Ribeirão uma manhã de entretenimento. Na oportunidade as crianças e adolescentes tomaram banho de mangueira, fizeram pintura facial, brincaram no pula-pula, receberam presentes e degustaram pipoca, bolos e salgados.
Foto 5
Foto 4
As crianças e adolescentes das unidades Catavento foram presenteados,no dia 10, com brinquedos ofertados pelos funcionários das empresas Tetra e Motrice, parceiras da Atlas no projeto de energia solar denominado Sertão Solar Barreiras. Durante as visitas nas unidades Catavento palhaços deram o tom da alegria e brincaram com todos e todas. A assistente social Talita foi a articuladora e mobilizadora de pessoas e captação de recursos para que o evento ocorresse. E, hoje (12) o restaurante Los Pampas promove um almoço para as crianças e adolescentes da Unidade Catavento / Bela Vista. O SESC distribuirá brinquedos no dia 25 de outubro para as crianças e adolescentes do Catavento Cascalheira.
Foto 6
A jornada socioeducativa no Centro Social Catavento continua e proporcionará nesse mês de outubro: atividades que possibilitam a confiança entre os sócios educandos num contexto de brincadeiras sensoriais; conexão entre a sensação do corpo e a visualização da mente; imaginação criadora a partir da improvisação vocal e corporal; comunicação e a concentração do individuo e do grupo; situações que oportunizam aos sócios educandos vivenciarem situações para que possam superar desafios considerados imutáveis; exercícios em partilhar espaço comum a partir do acerto de regras.

Viva os brincantes! Viva as crianças! Vivaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!

Foto 2
Rua Severino Vieira, 221, Sala 107, Centro, Barreiras-BA. CEP: 47.800-046.
A ONG Dignivida é uma associação sem fins lucrativos e está inscrita no CNPJ sob o número 03.369.254/0001-70.
Copyright © Dignivida. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Mantido por Bit101 - Laboratório de Software.