Neste mês de outubro as seis unidades do Centro Social e Educacional Catavento executam o tema: Território do Brincar e o subtema: Reinventar o Criado. Trata-se de reconhecer o direito de brincar e de divertir das crianças e dos adolescentes conforme preceitua a Constituição Federal artigo 227, Estatuto da Criança e do Adolescente artigo 4º sobre o direito ao lazer e o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
A brincadeira é parte do desenvolvimento das crianças. Através do brincar o menino, a menina aprende, experimenta um mundo de possibilidades, relações sociais. Ao brincar a criança constrói sua autonomia de ação e organiza emoções. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, exercita habilidades físicas ao correr, pular e aprende a ganhar e perder. Deste modo, o brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece os princípios do compartilhar, cooperar, liderar, competir e respeitar as regras. O jogo é uma forma da criança e do adolescente se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o ato de brincar e jogar passam a serem linguagem e processo sócio educativo para crianças e adolescentes. Por isso, o brincar ultrapassa os limites do entretenimento.
Seguindo a linha do criar e representar o ator Daniel Fetter e a atriz Valquíria Cardoso visitaram no dia 3 de outubro o Centro Social e Educacional Catavento / Santa Luzia e por lá contaram histórias que proporcionou às crianças e adolescentes viajarem pelas palavras e imagens delas decorrentes. Foi uma tarde surpreendente e prazerosa para artistas, socioeducandos e socioeducadoras. Os artistas são componentes da Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê de Porto Alegre, que estiveram em Barreiras BA através do projeto SESC de artes cênicas Palco Giratório. Uma ação artística, cultural e educativa que é realizada há 22 anos.
O SESC Unidade Barreiras oportunizou banho de piscina no dia 6 de outubro aos sócioeducandos da Unidade Catavento / Conjunto Habitacional Rio Grande. No dia 8 de outubro, as crianças e adolescentes do Catavento do bairro Ribeirão foi responsável pela Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida. O Corpo de Bombeiros proporcionou, no dia 09, aos socioeducandos das Unidades Catavento da Vila Brasil, Cascalheira e Ribeirão uma manhã de entretenimento. Na oportunidade as crianças e adolescentes tomaram banho de mangueira, fizeram pintura facial, brincaram no pula-pula, receberam presentes e degustaram pipoca, bolos e salgados.
As crianças e adolescentes das unidades Catavento foram presenteados,no dia 10, com brinquedos ofertados pelos funcionários das empresas Tetra e Motrice, parceiras da Atlas no projeto de energia solar denominado Sertão Solar Barreiras. Durante as visitas nas unidades Catavento palhaços deram o tom da alegria e brincaram com todos e todas. A assistente social Talita foi a articuladora e mobilizadora de pessoas e captação de recursos para que o evento ocorresse. E, hoje (12) o restaurante Los Pampas promove um almoço para as crianças e adolescentes da Unidade Catavento / Bela Vista. O SESC distribuirá brinquedos no dia 25 de outubro para as crianças e adolescentes do Catavento Cascalheira.
Viva os brincantes! Viva as crianças! Vivaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!